segunda-feira, 24 de maio de 2010

Lost The End - By Rodrigo

Acabo de ler o post do Zé, e como fui convocado para dar minha opinião sobre o finale de Lost, o farei.

Eu acredito que existem 2 grupos de fãs de Lost:

1º Os que se apegaram à série por causa dos relacionamentos entre os personagens, que gostavam de saber, a cada semana, um pouco mais sobre a vida de cada um e que não achavam que os mistérios da ilha tinham grande importância.

2º (Incluam-me nesse grupo) Aqueles que começaram a assistir porque acharam curioso uma série em que um grupo de estranhos - que afinal, não eram tão estranhos assim - caiu numa ilha habitada por uma fumaça estranha, que tinha uma escotilha com um botão que tinha de ser apertado a cada 108 e que mostrava hieloglifos se não fossem apertados, estátuas com 4 dedos nos pés.

Enfim, para esclarecer meu ponto, essa 6ª (e a 5ª) temporada foi feita, a meu ver, exclusivamente para agradar as pessoas do grupo 1. Vejam, os mistérios da ilha foram totalmente deixados de lado, muita, mas MUITA coisa que era interessante - Poderes do Walt, importância do Aaron, o porquê da ilha ter poderes de cura, o avião do irmão do Eko - ficou sem resposta.

Hoje andei lendo alguns fóruns e vi que essa minha teoria se comprovou totalmente.

As pessoas do grupo 1 estão extremamente satisfeitas com o fim da série, pois os personagens tiveram, ao longo da série, seu início, meio e fim. Incluindo um fim - perdoem por dizer - bem novela da globo, com sorrisinhos pra todos os lados, felicidades, abraços e etc. Cheguei até a achar que ia ter um casamento naquela igreja (Aliás, se o Padre Eko participasse, era bem capaz de isso acontecer)

Para as pessoas do grupo 2, o que aconteceu na 5ª e 6ª temporadas foi totalmente broxante. Começaram a responder mistérios de qualquer maneira e inventaram umas coisas totalmente sem pé nem cabeça, como uma pedra que serve de rolha para segurar o eletromagnetismo da ilha. Aviões que são consertados com durex, Sayid que vira misteriosamente um "Zumbi Infectado" e do nada resolve ficar bonzinho de novo e ajudar a galera e por aí vai.

Fico triste com o fim da série, pois foi algo que fez parte da minha vida por 6 anos. Lembro que depois de ver alguns episódios como "The Man Behind The Curtain", "Flashes Before Your Eyes", "Live Together, Die Alone", "Lockdown" e tantos outros, eu tinha certeza que estava vendo a coisa mais grandiosa que a televisão já tinha criado. Pois bem, a ganância dos produtores fez essa minha idéia ir por água abaixo.

Se Lost tivesse acabado na 2ª ou 3ª temporada, mesmo com aqueles finales totalmente abertos, teria sido épico, os fãs estariam discutindo os mistérios que ronadavam a ilha até hoje e o seriado teria um grau de adoração do nível de Twin Peaks.

Mas caso isso acontecesse, o pessoal do grupo 1 ficaria extremamente insatisfeito. Ou seja, é impossível agradar a gregos e troianos.

Um comentário:

  1. Concordo com quase tudo, afinal, também sou do "grupo 2"!! Discordo em um único ponto: seria possível agradar a gregos e troianos, dando um desfecho aos personagens e paralelamente explicando os mistérios da ilha. Aliás, na minha opinião, com o final novela da globo, os mistérios da ilha não serviram pra nada além de "encher linguiça" e isso inclui a luta entre o Jacob e o homem de preto, por exemplo. Não gosto de finais "abertos", mas nesse caso, preferia que tivesse terminado quando a série ainda era boa...

    ResponderExcluir