sábado, 6 de março de 2010

Previsões para o Oscar 2010














Olá senhores visitantes do serieadoradores, como meus amiguinhos já fizeram a introdução deles com suas séries favoritas, deixarei para comentar sobre a(s) minha(s) depois.

Para quem não me conhece, sou o Rodrigo, e falarei hoje sobre as minhas previsões para as PRINCIPAIS categorias do Oscar 2010.
As categorias que comentarei aqui serão: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Roteiro Original e Adaptado, Melhor Filme Estrangeiro.

Então vamos começar pelo melhor roteiro adaptado, sendo que os nomeados são:

Melhor Roteiro Adaptado

Amor Sem Escalas
Distrito 9
Educação
Preciosa

In The Loop

Quem leva?


Aqui nessa categoria deve se confirmar o que aconteceu no Globo de Ouro, com Amor Sem Escalas levando o prêmio. In The Loop merecia levar também, porém, só o fato de ser nomeado já é suficiente para me animar, pois seu roteiro é de fato excelente. Humor inglês da melhor qualidade.

Distrito 9 também tem um roteiro extremamente bem construído, mas sua parte final deixa a desejar, caindo em certos clichês hollywodianos. Preciosa e Educação tem bons roteiros e só, estão aí só pra preencher a categoria mesmo.


Melhor Roteiro Original


Bastardos Inglórios

Guerra Ao Terror

O Mensageiro

Um Homem Sério

Up - Altas Aventuras


Quem Leva?



É triste constatar que, mais uma vez, quem merece não vai ganhar. E dessa vez não é por uma vantagem pequena, Quentin Tarantino tirou leite de pedra com Bastardos Inglórios. Ele simplesmente conseguiu pegar um gênero que ninguém mais aguentava, que é a Segunda Guerra Mundial e transformou em uma dramédia. Tem diálogos memoráveis, como por exemplo o diálogo inicial entre Hans Landa e Perrier Lapadite, digno de premiação se o filme fosse apenas aquilo.

No entanto, como sabemos que a justiça nunca (ou quase nunca) é feita, Mark Boal com o seu superestimado Guerra Ao Terror levará o prêmio.

Up e Um Homem Sério correm por fora, inclusive com esse último sendo reverenciado por alguns cinéfilos como a grande obra dos Coens nessa década. Não vi tudo isso, roteiro por roteiro, o de "Queime Depois de Ler" é muito mais preciso e bem construído. O Mensageiro é mais um dos que entram apenas pra "completar" a categoria.


Melhor Atriz Coadjuvante


Mo’Nique ("Preciosa")
Anna Kendrick ("Amor Sem Escalas")
Vera Farmiga ("Amor Sem Escalas")
Maggie Gyllenhaal ("Coração Louco")
Penelope Cruz ("Nine")

Quem leva?



Apesar das pernas peludas, Mo'Nique leva essa facilmente. Não há nem o que discutir, a atuação dela em Preciosa, junto com a da Gabourey Sidibe são o que salvam o filme, que é beeeem normal (pra não dizer fraco).

Outra que merece ser citada nessa categoria é a Anna Kendrick, que apesar de não ter chances, teve uma atuação excelente em Amor Sem Escalas. Difícil alguém não se apaixonar por aquela menina que parece tão dura por fora mas por dentro é tão frágil como qualquer mulher. Sem falar naquele jeitinho de pikachu dela, não há quem não queira cuidar da menininha. É bom ficar de olho nela pro futuro



Melhor ator coadjuvante


Christoph Waltz ("Bastardos Inglórios")
Woody Harrelson ("O Mensageiro")
Matt Damon ("Invictus")
Stanley Tucci ("Um Olhar do Paraíso")
Christopher Plummer ("The Last Station")


Quem leva? Adivinha?



Obviamente, Cristoph Waltz. Assim como Mo'nique, nada temos a discutir, a atuação de Waltz, no papel de Hans Landa em Bastardos Inglórios foi sensacional. Com certeza um dos grandes vilões desse século no cinema. Nessa categoria COM CERTEZA os outros aparecem só pra encher linguiça mesmo, pois não existe a mínima possibilidade de alguém tirar o premio dele.


Melhor Atriz


Sandra Bullock ("Um Sonho Possível")
Meryl Streep ("Julie & Julia")
Carey Mulligan ("Educação")
Helen Mirren ("The Last Station")
Gaboury Sidibe ("Preciosa")


Quem Leva?


Vocês devem estar se perguntando: "Ele enlouqueceu? Sandra Bullock favorita? Aquela de Miss Simpatia? Ela aprendeu a atuar?"

Pois é, meus amigos, ela não aprendeu a atuar, a única coisa que ela fez no citado filme (com certeza o mais fraco dos indicados a melhor filme, mas chegaremos lá depois) é falar com um irritante sotaque texano, interpretando uma personagem totalmente rasa. Pelo jeito isso é suficiente para fazer os americanos se apaixonarem por uma atuação, pois ela ganhou todos os prêmios até agora.

Gabourey Sidibe e Carey Mulligan merecem muito mais esse prêmio, pois criam personagens muito mais profundos e críveis. A primeira como uma garota extremamente pobre dos EUA que é estuprada pelo pai e maltratada pela mãe. A segunda como uma adolescente que se apaixona por um novo morador da cidade.

Vamos torcer para que a justiça seja feita e a Bullock não ganhe, mas acho difícil, porém, a esperança é a última que morre.


Melhor ator


Jeff Bridges ("Coração Louco")
Morgan Freeman ("Invictus")
Jeremy Renner ("Guerra ao Terror")
George Clooney ("Amor Sem Escalas")
Colin Firth ("A Single Man")


Quem leva?


Essa é uma categoria complicada. Jeff Bridges vem papando todos os prêmios na temporada, e pela lógica, assim como a Sandra Bullock (com a diferença de que ele é um bom ator), leva.

Porém, temos Morgan Freeman que está MONSTRUOSO como Nelson Mandela em Invictus, além de ser praticamente irmão gêmeo do sul-africano.

Colin Firth vem sendo muito elogiado pela sua atuação em A Single Man, inclusive ganhando o Leão de Prata no Festival de Veneza, porém, como ainda não assisti ao filme, não posso afirmar o quão boa é a atuação do cidadão.

Jeremy Renner e George Clooney tem pouquíssimas chances de surpreender. Jeremy Renner nem deveria estar indicado na verdade, mas vai entender né?


Melhor Diretor


Kathryn Bigelow ("Guerra ao Terror")
James Cameron ("Avatar")
Jason Reitman ("Amor Sem Escalas")
Quentin Tarantino ("Bastardos Inglórios")
Lee Daniels ("Preciosa")


Quem leva?



Kathryn Bigelow tem que ganhar. Apesar do seu filme não ser excelente, a direção dela é precisa. Diferente de James Cameron, que criou uma boa história com 500 milhões de dólares, aqui a história foi criada com apenas uma câmera na mão e muita capacidade. Se Bigelow ganhar, será histórico, pois é a primeira diretora a levar a estatueta.

James Cameron é o grande adversário da sua ex-esposa com Avatar. Filme fraco, fraco, fraco. História zero. Totalmente apoiado nos efeitos visuais, com pouco ou quase nenhum método na direção. Infelizmente, com a criação dos cinemas 3D, teremos que nos acostumar cada vez mais com esse tipo de filme.

Quentin Tarantino pode pintar como uma surpresa, mas é extremamente difícil. Apesar de Bastardos Inglórios ser o melhor filme americano do ano, não levará nem diretor e nem filme (talvez não leve nada).

Jason Reitman e Lee Daniels podem comemorar as suas indicações, pois não passarão disso.


Melhor Filme Estrangeiro

"Ajami" (Israel)
"El Secreto de Sus Ojos" (Argentina)
"A Teta Assustada" (Peru)
"O Profeta" (France)
"A Fita Branca" (Alemanha)


Quem leva?



A Fita Branca, filme de Michael Haneke é o grande favorito para esse prêmio. Vencedor da Palma de Ouro em Cannes, conta a história de um vilarejo no qual começam a acontecer fatos bizarros, perto do início da Primeira Guerra Mundial. Levou o Globo de Ouro, porém não levou o BAFTA, mesmo assim, deve premiar, com justiça, o diretor austríaco.

O Profeta de Jacques Audiard se coloca como o meu favorito. Conta a evolução de um jovem desde o momento em que ele entrou na prisão até a sua saída. Assistam, é um filme de 2 horas e meia que passam como se fossem 20 minutos. Foi o vencedor do BAFTA e ganhou o Grande Prêmio do Júri em Cannes (Equivalente ao segundo lugar).

Ajami, O Segredo dos Seus Olhos e A Teta Asustada são meros coadjuvantes nessa categoria, sendo que entre eles, O Segredo Dos Seus Olhos se destaca por uma cena FENOMENAL, que ocorre dentro do estádio do Racing, na Argentina. Se estiverem dispostos, vejam o vídeo, é uma cena de 5 minutos, SEM NENHUM CORTE. Segue o link: http://www.youtube.com/watch?v=hffLoBKeHWk


Melhor Filme


Avatar

Um Sonho Possível

Distrito 9

Educação

Guerra Ao Terror

Bastardos Inglórios

Preciosa

Um Homem Sério

Amor Sem Escalas

Up - Altas Aventuras


Quem Leva?



Vamos por partes. Esse ano a Academia resolveu fazer a grande arte de indicar 10 filmes. Aí você pensa: "Nossa, que legal, teremos 10 grandes filmes indicados ao Oscar, nenhum bom vai ficar de fora" Errado.

Dos 10 filmes indicados, 6 poderiam ser cortados facilmente: Um Sonho Possível, Distrito 9, Educação, Um Homem Sério, Preciosa e Up.

Up, apesar de não ser um filme ruim, só foi indicado para mostrar que a Pixar evolui a cada ano nas suas animações. Porém, a categoria de animação já seria suficiente para mostrar que o filme é bom, sendo desnecessária essa indicação.

Um Sonho possível é a vergonha dessa lista. Um filme incrivelmente fraco, uma lição de vida que conta com personagens tão rasos e bonzinhos que dá até dó. O próprio Michael Oher (Jogador de futebol americano cuja história é contada no filme) deve ter ficado decepcionado com o resultado, pois deve ter ficado com uma má-fama enorme.

Educação, Preciosa, Um Homem Sério e Distrito 9 são filmes bons, mas não para estarem nessa categoria. Foram incluídos mesmo só pelo inchaço promovido pela Academia.

Então ficamos com: Avatar, Bastardos Inglórios, Guerra Ao Terror e Amor Sem Escalas.

Avatar, apesar de eu não gostar, deve ser reconhecido pela tecnologia empregada. Como eu disse, isso será muito usado daqui pra frente no cinema e Avatar é o ponto de partida para que isso se solidifique. Porém, como filme é fraco e não leva (tomara!).

Amor Sem Escalas é uma surpresa muito bem vinda. Um roteiro muito bem escrito e que não cai em nenhum clichê já é algo a se destacar. Uma boa comédia romântica que, poderia ser trocada por 500 Dias Com Ela na lista e ninguém repararia.

Bastardos Inglórios é o filme americano do ano. Quentin Tarantino montou uma história maravilhosa e que dá gosto de ver. Comédia e drama muito bem balanceados, e que fazem o espectador ficar grudado na cadeira. Infelizmente não leva.

Guerra Ao Terror deve levar o prêmio. Conta a história de um pelotão de desarmamento de bombas na guerra do Iraque. Inclusive houve uma polêmica essa semana devido ao fato de que um general americano disse que plagiaram acontecimentos de sua vida para colocarem no filme. Isso ainda vai dar muito pano pra manga.

Bom, é isso aí, bom Oscar pra vocês!


2 comentários:

  1. Realmente, se Christoph Waltz não levar prêmio, nunca mais assisto o Oscar (como se eu assistisse sempre, mas vou ficar de cara).
    Não consegui assistir todos os filmes ainda, mas na categoria melhor filme Avatar ou Guerra ao Terror leva mesmo, apesar de eu achar que nenhuma merecia. Não tenho acompanhado as entregas dos outros prêmios, mas acredito que o Oscar deva ir um pouco pela popularidade dos filmes. Se um desses dois não ganhar com certeza haverá muita discussão por aí.

    ResponderExcluir
  2. Valeu pela dica, a cena de O Segredo Dos Seus Olhos é realmente sensacional.

    ResponderExcluir